postheadericon Pesquisas Coletivas

PESQUISAS COLETIVAS FAPESP (AUXÍLIOS REGULARES)

Título: O Papel das Metáforas e dos Frames na Ancoragem da Referência Discursiva - a conceptualização das afasias e da Doença de Alzheimer 

Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e FAEPEX (UNICAMP)
(2021 – 2023) - Processo 2020/00405-4
Coordenadora: Edwiges Maria Morato

Descrição: Entre os objetivos deste projeto de pesquisa estão o estudo da conceptualização da afasia e da Doença de Alzheimer por meio de expressões referenciais e a descrição do papel de enquadres sociocognitivos como metáforas, modelos de contexto e frames na constituição da cognição social, particularmente na configuração da linguagem avaliativa. 

Título: Linguagem e cognição em interação: o papel dos frames na organização do tópico discursivo em conversações do Centro de Convivência de Afásicos (CCA-IEL/UNICAMP)

Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
(2014 – 2016) - Processo 2014/05850-5
Coordenadora: Edwiges Maria Morato

Descrição: As práticas linguísticas e interacionais podem ser vistas como um lócus de grande importância para a observação de uma relação mutuamente constitutiva entre conceptualização e interação. Esta é a premissa sociocognitiva, de cunho interacionista, que sustenta o presente estudo, dedicado à análise do papel de frames semânticos e interacionais na organização do tópico discursivo em conversações desenvolvidas em meio a práticas interacionais cotidianas entre afásicos e não afásicos que frequentam o Centro de Convivência de Afásicos (CCA), da UNICAMP.
  • São as seguintes as perguntas norteadoras da pesquisa:
         
    i) como se dá o agenciamento dos frames no desenvolvimento e na gestão do tópico discursivo? 
         
    ii) como aparecem e se mantêm os frames na organização de quadros tópicos?

    iii) frente à propalada “carência metalinguística” própria das afasias, em que medida os enquadres sociocognitivos ou frames dependeriam de processos de significação associados à linguagem e à cognição em uso?
Entre as contribuições do presente projeto de pesquisa a uma temática importante da agenda dos estudos textuais e conversacionais – a cognição em interação – cumpre destacar: i) a sustentação teórica e empírica da relação de mútua constitutividade entre linguagem e cognição por meio da análise do papel de frames no contexto do discurso cotidiano, notadamente no desenvolvimento e gestão do tópico; ii) a sustentação empírica da rediscussão do escopo do termo afasia enquanto perda da metalinguagem stricto sensu (isto é, relativa apenas ao sistema linguístico); iii) o estabelecimento de critérios metodológicos de análise de dados linguístico-interacionais, de caráter multimodal, no campo da Afasiologia.

Título: Competência e metalinguagem no contexto de práticas interativas de afásicos e não afásicos

Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
(2006 – 2008) - Processo 06/52950-9
Coordenadora: Edwiges Maria Morato

Descrição: Nosso objetivo no âmbito deste projeto foi relacionar em termos teóricos e metodológicos, com base em uma perspectiva sociocognitiva, duas noções cruciais para o campo linguístico - competência e metalinguagem - de forma a perscrutar melhor a realidade linguístico-cognitiva das afasias e suas implicações teóricas para a Neurolinguística, em particular, e para a Linguística, em geral. Nossa hipótese é que esses fenômenos podem fornecer ganhos heurísticos para o entendimento das relações entre linguagem e cognição no contexto patológico, bem como permitem rediscutir - no terreno dos estudos linguísticos - o próprio conceito de afasia, tomada tradicionalmente como alteração de metalinguagem, reduzida ao sistema linguístico stricto sensu.

Título: Análise da competência pragmático-discursiva de sujeitos afásicos que frequentam o Centro de Convivência de Afásicos

Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
(2003 – 2005) – Processo 03/02604-9
Coordenadora: Edwiges Maria Morato

Descrição: Em uma pesquisa anterior (FAPESP-2000-2002), que tomava como foco de análise a dinâmica do Centro de Convivência de Afásicos, um espaço de interação entre pessoas afásicas e não-afásicas, chegamos a esboçar dois movimentos reflexivos. O primeiro definia o Centro como uma prática discursiva em dois sentidos: um que o toma como objeto de análise, e outro que o toma como cenário de possibilidade de uma nova relação dos indivíduos afásicos com a linguagem; o segundo movimento - em função da rede de significações e das propriedades interativas do Centro - o compreendia como uma “comunidade de práticas” (Wenger, 1998). Nesta pesquisa, analisamos as várias competências (linguísticas, comunicativas, meta-enunciativas, metadiscursivas) co-existentes em meio às práticas interacionais desenvolvidas no CCA.

PESQUISAS COLETIVAS CNPq

Título: Processos referenciais implícitos na conversação entre sujeitos afásicos e não-afásicos

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
(2010 – 2012) - Processo: 400751/2010-0
Coordenadora: Edwiges Maria Morato


Descrição: A pesquisa tem por objetivo principal analisar processos de significação verbal e não-verbal que atuam na construção da referência no contexto das interações entre afásicos e não-afásicos que se desenvolvem no Centro de Convivência de Afásicos (CCA), sediado nas dependências do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O objetivo geral da pesquisa é, pois, identificar e analisar processos referenciais na conversação entre sujeitos afásicos e não afásicos, procurando identificar a presença de processos referenciais explícitos e implícitos na conversação entre sujeitos afásicos e não-afásicos. Como objetivos específicos do presente projeto, elencamos os seguintes pontos abaixo, ligados à constituição do corpus e ao objetivo geral da pesquisa. 1. Levantamento de ocorrência e caracterização de processos inferenciais presentes na referenciação (pressupostos pragmáticos, leis discursivas, enquadramento dos interlocutores, leis conversacionais, frames semânticos). 2. Levantamento de ocorrência e análise de processos multimodais inter-atuantes na referenciação (gestos, direcionamento do olhar, expressões corporais, etc.) 3. Levantamento de ocorrência e análise de aspectos contextuais emergentes na referenciação, particularmente os envolvidos com a construção de referência a da referência, tais como i) a identificação de objetos de discurso e ii) a gestão do tópico conversacional.

Título: Significação, interação e cognição: a dimensão multimodal de práticas linguístico-interacionais envolvendo afásicos e não-afásicos/MODALINTER

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
(2007 – 2009) - Processo 401567/2007-9
Coordenadora: Edwiges Maria Morato


Descrição: O objetivo principal da pesquisa foi analisar a dimensão multimodal da linguagem e da interação das práticas conversacionais desenvolvidas no Centro de Convivência de Afásicos (CCA). Fenômenos analisados no escopo da pesquisa: i) gestão do tópico discursivo ou conversacional; ii) práticas referenciais, verbais e não-verbais; iii) estratégias reparadoras. O acervo de dados linguístico-interacionais relativo ao CCA é composto de: i) diversas interações: entre afásico e não-afásico, afásico e afásico, não-afásico e não-afásico; ii) particularidades do discurso oral em situações conversacionais face-a-face; iii) particularidades semiológicas da linguagem afásica; iv) diversas configurações textuais e práticas discursivas.

Título: Tratamento de dados multimodais em práticas interativas de pessoas afásicas e não-afásicas registradas em áudio e vídeo no Centro de Convivência de Afásicos (Laboratório de Neurolingüística - IEL/ UNICAMP)/APHASIACERVUS

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
(2005 – 2006) – Processo 402036/2004-2
Coordenadora: Edwiges Maria Morato

Descrição: O projeto visou à elaboração de um acervo de dados a partir da consideração teórica e metodológica de vários sistemas de notação que integram e conjugam uma dimensão multimodal da significação (aspectos orais, gestuais, corporais, contextuais, etc.). Nosso corpus constituiu-se de dados relativos a interações e práticas conversacionais entre afásicos e não afásicos. A partir da constituição e análise desse corpus, elaboramos um sistema de notação, que pudesse dar conta: i) da produção de um acervo escrito dos eventos comunicativos registrados no CCA; ii) de uma transcrição capaz de subsidiar análises de diversos fenômenos envolvidos nas interações entre afásicos e não-afásicos; iii) da elaboração de uma transcrição de aspectos multimodais (fala, gestos, direcionamento do olhar, etc.); iv) das particularidades da linguagem na afasia.

PESQUISAS COLETIVAS FAEPEX (FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO À PESQUISA E À EXTENSÃO – UNICAMP)

Título: Projeto de melhoria da infraestrutura do LAFAPE - Laboratório de 
Fonética e Psicolinguística (IEL/UNICAMP) - II Edital PRP/PRPG para Infraestrutura de Pesquisa

Financiador: FAEPEX
(2012-2015)
Proponente: Edwiges Maria Morato

ALGUMAS GENERALIZAÇÕES DOS RESULTADOS DAS PESQUISAS COLETIVAS NO CONTEXTO NEUROLINGUÍSTICO

1. questionamento do escopo do termo afasia - condições linguístico-cognitivas de reorganização da linguagem em uso colocam em xeque a clássica definição estruturalista de afasia enquanto alteração da capacidade de realizar operações metalinguísticas stricto sensu.

2. Deslocamento da compreensão da noção de competência como faculdade para competência como prática - a competência linguística não está reservada a uma reflexividade relativa ao sistema linguístico stricto sensu.

3. Questionamento de uma relação dicotômica entre o sensório e o motor – ou entre percepção e ação – tradicional na definição de afasia enquanto dupla afecção (BROCA, 1861), em direção às teorias que destacam aspectos salientes ou gradientes da produção da fala.

4.  desenvolvimento da hipótese de que a reconstrução linguística, bem como a presença importante de semioses não verbais (gestos, direcionamento do olhar, expressão facial, etc.) nas afasias pode ocorrer em meio a pausas, hesitações, repetições, autocorreções, modalizações autonímicas, reformulações. Tais fenômenos indicam não apenas o momento em que o processamento falha, mas também e especialmente a presença do caráter reflexivo da linguagem, que a afasia não subtrai de forma integral (MORATO et al, 2005, 2008).

5. desenvolvimento da hipótese de que a linguagem e a interação – portanto, também o método de investigação - influenciam de maneira decisiva o ritmo e a intensidade do declínio cognitivo na DA, bem como na reconstrução linguística nas afasias.

6. desenvolvimento da hipótese de que indivíduos com Doença de Alzheimer em fase inicial, malgrado suas dificuldades linguístico-cognitivas, são capazes de reorganizar ou reorientar a significação durante a atividade em curso em função da interação que mantêm com seu interlocutor e das circunstâncias de uso.

7. desenvolvimento da hipótese de que não apenas o caráter cognitivamente heterogêneo da Doença de Alzheimer, mas também a qualidade interativa e a contextualização das intenções interferem na capacidade de agir de maneira seletiva, relevante e perspectivada – algo fundamental no julgamento de metaforicidade e do julgamento da interpretação do interlocutor (intencionalidade compartilhada).

8. desenvolvimento da hipótese de que vias explicativas para os contextos patológicos em foco, baseadas na análise do uso social e contextos mais “naturalísticos”, acabam por superar os modelos meramente biomédicos, centrados essencialmente em biomarcadores e realizados por meio de investigação linguística e cognitiva sumária, descontextualizada.

9. desenvolvimento da hipótese de que se a conceptualização puder ser considerada uma construção discursivo-cognitiva, é preciso levar em conta que esta se dá em práticas também estruturadas metaforicamente (isto é, no plano metaenunciativo de uso, na manipulação de leis pragmáticas e de frames, na inferenciação, na orientação argumentativa das atividades de categorização). A preservação dessa condição nas experiências cotidianas e nas tarefas propostas aos sujeitos tem a ver com a possibilidade de manutenção – por meio de estratégias discursivas e sociocognitivas - de uma competência pragmática, social, comunicativa.

10. Tanto a  interpretação, quanto a produção de metáforas e sintagmas metafóricos por indivíduos afásicos demonstram que sua interpretação e uso têm mais a ver com o seu contexto enunciativo, no qual comparecem sistemas intersemióticos, enquadres cognitivos familiares, relevância contextual, etc., do que com seu grau – maior ou menor – de metaforicidade.

Título: Dinâmicas interativas, práticas discursivas e modos de participação social em contextos institucionais

Financiador: FAEPEX
(2006 – 2007)
Coordenadora: Edwiges Maria Morato

Descrição: O projeto visou à consolidação de parcerias acadêmicas já existentes entre 03 grupos de pesquisa de que participam docentes e alunos da Faculdade de Educação, do Instituto de Estudos da Linguagem e da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Trabalhando na intersecção de áreas como a Psicologia Social, a Linguística e a Sociologia, as pesquisas desenvolvidas por esses grupos têm se pautado pela análise de dinâmicas interativas envolvendo sujeitos afásicos, crianças com deficiência sensorial e cognitiva e alunos de uma escola pública de Campinas (SP). A partir de uma perspectiva sociocultural da cognição humana, são salientados nesta pesquisa aspectos que fazem dessas dinâmicas um fator de participação social.  Trabalhando na intersecção de áreas como a Psicologia, a Linguística e a Sociologia, as pesquisas desenvolvidas por esses grupos (Cf. Morato et al. 2002, 2005; Laplane, 2005; Smolka, 2005) têm se pautado pela análise de dinâmicas interativas com adultos afásicos, crianças com deficiência sensorial e cognitiva e alunos de uma escola pública de Campinas (SP). A partir de uma perspectiva sociocultural da cognição humana procuramos, na pesquisa, salientar aspectos que fazem dessas dinâmicas um fator de participação social.