Os membros do COGITES têm participado ativamente de vários eventos científicos no Brasil e no Exterior. No País, integraram a comissão organizadora de eventos de âmbito nacional, como a I e a III Conferência Linguística e Cognição, realizados respectivamente em 2003 e em 2006, na Unicamp. Em abril de 2008, o COGITES organizou o I Colóquio “Transcrição e análise de dados linguístico-interacionais: questões teóricas e metodológicas”, no Instituto de Estudos da Linguagem (UNICAMP). Em 2010, o COGITES esteve envolvido com a organização do I Colóquio Interdisciplinar do Lafape; em 2013, 2015 e 2017, com o II, III e o IV Colóquio Linguagem e Cognição em interação.
Alguns de seus integrantes foram organizadores do número 45 e do número 59 da revista Cadernos de Estudos Linguísticos, periódico do Departamento de Linguística da Unicamp. Em 2010, com a organização de Edwiges Maria Morato, vários integrantes do COGITES se reuniram para escrever a obra “A semiologia das afasias – perspectivas linguísticas”, coletânea publicada pela Cortez Editora.
MEMBROS PESQUISADORES - DOUTORES
Profª. Drª. Edwiges Maria Morato (IEL / UNICAMP) - Coordenadora

Professora Titular do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, graduou-se em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984). Fez um curso de Especialização na área de Educação (FE, Unicamp) em1986. É Mestre (1991) e Doutora (1995) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, tendo realizado um doutorado sanduíche na Université de Sorbonne-Nouvelle (Paris III), na França, no período de 1994 a 1995, sob a supervisão de Laurent Danon-Boileau. Fez um pós-doutorado na Universidade de Paris XII entre 2001 e 2002 (Paris, França) e outro na Université Lumière II, em 2007 (Lyon, França). Fez concurso de livre-docência em 2010. Em 2015 e em 2018 foi visitante do Institut Jean Nicod (Paris, França). Pesquisadora do CNPq e da Fapesp, tem desenvolvido vários projetos de pesquisa apoiados por essas e outras agências de fomento e apoio à ciência brasileira.Tem experiência na área de Linguística e de Neurolinguística, com ênfase nos estudos que envolvem as relações entre linguagem e cognição.Trabalha na interface entre estudos neurolinguísticos, textuais e sociocognitivos com os seguintes temas, a partir de metodologias baseadas no estudo da linguagem em uso, especialmente no contexto neurolinguístico (afasia, envelhecimento e Doença de Alzheimer): referenciação, enquadres cognitivos/frames/modelos de contexto, figuratividade, processos de ordem meta, relação entre linguagem e outros processos cognitivos, coexistência de processos de significação verbal e não verbal nas práticas discursivas, cognição social. Em torno desses temas tem publicado livros e artigos, bem como realizado e coordenado várias pesquisas financiadas. Supervisionou 03 pesquisas de pós-doutorado, 45 pesquisas em nível de pós-graduação (19 teses e 28 dissertações), além de 28 em nível de Iniciação Científica. É uma das-fundadoras do GT da ANPOLL "Linguística e Cognição" , do qual foi coordenadora e coordenadora-adjunta (biênios 2004-2006; 2012-2014; 2014-2016) e líder do Grupo de Pesquisa COGITES ("Cognição, Interação e Significação"). Integrou, no quadriênio 2012-2016, o Conselho Deliberativo da ANPOLL. Participou de projetos acadêmicos interinstitucionais, sendo executora de um acordo de cooperação internacional (Brasil-França). No Instituto de Estudos da Linguagem (UNICAMP), foi coordenadora Geral de Pós-graduação (biênio 1999-2001), além de coordenadora de Extensão e Atividades Científicas (1997-1999). Foi uma das fundadoras do Centro de Convivência de Afásicos (CCA). Foi Editora-chefe da revista Cadernos de Estudos Linguísticos, do Departamento de Linguística (IEL/Unicamp), entre 2021 e 2022. É, atualmente, coordenadora do centro interno de pesquisa LAFAPE (Laboratório de Fonética e Psicolinguística/UNICAMP) e Diretora da Editora da Unicamp.
Trabalhos publicados:
Livro
✍ (2010). A semiologia das afasias – perspectivas linguísticas (MORATO, Org.). Sumário, Introdução e Capítulo 1 (As querelas da Semiologia das afasias)
Artigos Publicados✍ (2023) “Âncoras na deriva simbólica” – textos como formas de cognição social
✍ (2023) FAKE NEWS E COGNIÇÃO SOCIAL
✍ (2021) Expressões de violência verbal e reflexividade face ao modelamento sociocognitivo e discursivo da pandemia de Covid-19 (BENTES & MORATO).
✍ (2008). O caráter sociocognitivo da metaforicidade: contribuições do estudo do tratamento de expressões formulaicas por pessoas com afasia e com Doença de Alzheimer
✍ (2006). Gestão do tópico e relevância conversacional na interação entre afásicos e não-afásicos, ou quando uma mão lava a outra
✍ (2005). Os embates da memória (MORATO & CRUZ)
✍ (2003). Linguagem e Cognição: os (des)encontros entre a lingüística e as ciências cognitivas. (MORATO & KOCH)
✍ (2003). O impasse internalismo x externalismo e suas influências sobre os estudos neurolingüísticos
✍ (2002). Das intervenções de Bourdieu no campo da lingüística: reflexões sobre competência e língua legítima (MORATO & BENTES)
✍ (2001). (In)determinação e subjetividade na linguagem de afásicos: a inclinação anti-referencialista dos processos enunciativos
✍ (2000). Vigotski e a perspectiva enunciativa da relação entre linguagem, cognição e mundo social
Entrevistas/Textos de Divulgação Científica
✍ (2015). Entrevista concedida em torno do tema das aplicações dos estudos neurolinguísticos à revista Humanitas (UNISINOS, RS)
✍ (2013). A controvérsia inatismo x interacionismo no campo da linguística: a que será que se destina? (artigo)
✍ (2003). Dando voz e vez aos afásicos (Jornal da Unicamp)
Profª. Drª. Ana Luiza Bustamante Smolka (FE / UNICAMP)
Graduou-se em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972). Mestre em Educação pela University of Arizona, USA (1978); Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (1987). Realizou o Pós-doutorado em Psicologia da Educação na Clark University, Mass, USA (1990), com bolsa CAPES. Concluiu a Livre Docência na FE/Unicamp (2012). Coordenou o Projeto de Incentivo à Leitura (INEP/MEC/SESU, 1983-85). Coordenou o Projeto FAPESP sobre a construção de conhecimento no contexto escolar (1992-1995), e mais recentemente coordenou um projeto Fapesp para a melhoria do Ensino Público (2009-2011). Vem desenvolvendo projetos sobre práticas escolares e práticas discursivas desde 1997, com apoio CNPq (Bolsa PQ). Realizou estágios de intercâmbio e cooperação internacional na University of Chapell Hill (1995); Washington University at Saint Louis (2003); CINVESTAV (México, 2006). Integra o Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, onde atua como docente e pesquisadora desde 1979. Foi diretora associada da Faculdade de Educação da Unicamp (1996-2000; 2012-2016) e Coordenadora do Programa de Pós-graduação na mesma instituição (2000-2002). Foi presidente da Society for Sociocultural Studies (SSCS,1996-2002), membro da comissão executiva da International Society for Cultural and Activity Theory (ISCAR, 2002-2008). Desde novembro de 2023 é professora aposentada, colaboradora voluntária, na Faculdade de Educação da Unicamp, onde atua nas áreas da Educação e da Psicologia, e tem realizado projetos de investigação relacionados aos seguintes temas: desenvolvimento humano, relações de ensino, práticas escolares, práticas discursivas, perspectiva histórico-cultural. Coordena o Comitê Editorial dos Cadernos CEDES desde 2012.
Trabalhos publicados:✍ DAINEZ, Débora; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Vygotskian-Inspired Research on the Developmental Implications of Organic Impairment. Published online: 24 May 2016, p. 1-14.
✍ SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de; MAGIOLINO, Lavinia Lopes Salomão; DAINEZ, Débora. O problema da avaliação das habilidades socioemocionais como política pública: explicitando controvérsias e argumentos. Educação e Sociedade, v. 36, p. 219-242, 2015.
Profª. Drª. Anna Christina Bentes (IEL/Unicamp)
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Fez pós-doutorado no Departamento de Antropologia da Universidade da California, Berkeley (2006). Também atuou como visiting scholar na Universidade do Colorado, em Boulder, no Centro Linguagem e Práticas Sociais. É professora do Departamento de Linguística da Universidade Estadual de Campinas. Seu Grupo de Pesquisa no CNPq intitula-se "Linguagem como prática social: analisando a produção, a recepção e a avaliação de interações, gêneros do discurso e estilos lingüísticos". Atua nas áreas de Sociolinguística, Linguística do Texto e do Discurso e Linguística Aplicada. Organizou, com Fernanda Mussalim a coleção "Introdução à Lingüística", volumes 1, 2 e 3; com Ingedore Koch e Edwiges Morato, a obra "Referenciação e Discurso"; e com Marli Quadros Leite, "Linguística Textual e Análise da Conversação: panorama das pesquisas no Brasil." É autora do livro didático "Linguagem: práticas de leitura e escrita", volume 2, e é co-autora, com Ingedore Koch e Mônica Cavalcante, da obra "Intertextualidade: diálogos possíveis". Organizou e traduziu, com Renato Rezende e Marco Antônio Machado, a obra "Lingua como prática social: sobre as relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin", composta por artigos de William Hanks. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho "Linguística Textual e Análise da Conversação" da ANPOLL nos Biênios 2008-2010 e 2010-2012. É membro do Comitê Gestor e Editorial da Cortez Editora. Também coordena o Centro de Pesquisa "Margens", do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (Biênio 2009-2011), do qual fazem parte os pesquisadores Suzi Sperber, Claudia Hilsdorf Rocha, Cynthia Agra Brito, Lúcia Granja, Claudia Wanderley, Sandoval Nonato Gomes Santos, Renato Cabral Rezende e Sandra Luna. Tem atuado desde 2010 como parecerista das seguintes agências: CAPES, FAPESP e CNPq. Participou, junto com Márcia Mendonça e Marcos Lopes, do Programa PIBID Letras Unicamp, iniciado em 2014. Atualmente, é coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Unicamp. É membro do Conselho Editorial de várias revistas nacionais e internacionais. Seus estudos concebem a abordagem da língua(gem) a partir de uma teoria da prática social, focando precisamente nas relações entre a ação verbal, o sistema linguístico e outros sistemas semióticos, e as idéias que os falantes possuem sobre a língua e sobre o mundo social do qual fazem parte. Em função disso, os objetos de estudo privilegiados em suas pesquisas são: i) a heterogeneidade do fenômeno linguístico, com ênfase nos estudos sobre a elaboração de estilos e a formação de registros linguísticos, considerando especialmente recursos textuais-discursivos e multissemióticos, além do fenômeno da reflexividade; ii) a produção, a circulação e a recepção de gêneros do discurso; iii) a estruturação de práticas interativas institucionais.
Trabalhos publicados:
✍ BENTES, Anna Christina; MARIANO, Rafaela Defendi; ACCENTTURI, Ana Cecília Almeida. “Eu quero muito trabalhar um tema”: estratégias argumentativas no programa televisivo Conexões Urbanas. Signo (UNISC. Online), v. 42, p. 110-123, 2017.
✍ BENTES, Anna Christina; FERREIRA-SILVA, Beatriz; ACCENTTURI, Ana Cecília Almeida. Texto, contexto e construção da referência: programas televisivos brasileiros em foco. Cadernos de Estudos Linguísticos, v. 59, p. 175, 2017. ✍ BENTES, Anna Christina. Temáticas como estratégias discursivas de legitimação social em programas televisivos brasileiros. REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE), v. 1, p. 101-114, 2017.
✍ BENTES, Anna Christina; MARIANO, Rafaela Defendi; ACCENTTURI, Ana Cecília Almeida. Temas e estratégias referenciais em conexão: analizando processos de estabilização de mudança em um programa televisivo. In: ReVEL, vol. 13, p. 316-354, 2015. .
✍ MORATO, Edwiges Maria; BENTES, Anna Christina. Frames em jogo na construção discursiva e interativa da referência. In: Cadernos de estudos linguísticos. (55.1), Campinas, Jan./Jun. 2013. p. 125-137.
✍ MORATO, Edwiges Maria; BENTES, Anna Christina; TUBERO, Ana Lucia; MACEDO, Heloísa de Oliveira; CAZELATO, Sandra de Oliveira; MIRA, Caio César Costa Ribeiro; MARTINS, Erik Fernando Miletta. Processos implícitos, contextuais e multimodais na construção referencial em conversações entre afásicos e não afásicos: relato de pesquisa. In: Ling. (dis)curso. vol.12 no.3 Tubarão Sept./Dec. 2012
Prof. Dr. Benito Pereira Damasceno (FCM/Unicamp)
Professor Titular Aposentado Colaborador do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde foi Chefe do Departamento de 1994 a 1998 e de 2006 a 2008. Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (1973), especialização em Neurologia e Neuropsicologia no Hospital Sahlgrenska da Universidade de Gotemburgo, Suécia (1977 a 1983), mestrado em Clínica Médica pela UNICAMP (1988), doutorado em Ciências Médicas pela UNICAMP (1993), Livre-Docência em Ciências Médicas pela UNICAMP (2000) e concursado como Professor Titular em 2006. Atua como Revisor dos periódicos Epilepsia (Copenhagen), Arquivos de Neuro-Psiquiatria (0004-282X), International Psychogeriatrics, Cerebral Cortex, PLoS One e Journal of Neurology, Neurosurgery, and Psychiatry. Parecerista de projetos da FAPESP e CNPq. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, Neuropsicologia e Neurociência Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: demência, afasia, hidrocefalia de pressão normal, doença de Alzheimer, esclerose múltipla, epilepsia de lobo temporal, neuropsicologia da memória e teoria-da-mente, testes cognitivos.
Trabalhos publicados:
✍SCHILLING, L. P.; BALTHAZAR, MARCIO L.F.; RADANOVIC, M.; FORLENZA, O. V.; SILAGI, M. L.; SMID, J.; BARBOSA, B. J. A. P.; FROTA, N. A. F.; SOUZA, L. C.; VALE, F. A. C.; CARAMELLI, P; BERTOLUCCI, P.; CHAVES, M. L. F.; BRUCKI, S. M. D.; DAMASCENO, BENITO P ; NITRINI, RICARDO . Diagnosis of Alzheimer´s disease: Recommendations of the Scientific Department of Cognitive Neurology and Aging of the Brazilian Academy of Neurology.. DEMENTIA & NEUROPSYCHOLOGIA, v. 16, p. 25-39, 2022. ✍DA SILVA THAIS BENTO LIMA; ORDONEZ, TIAGO NASCIMENTO; BREGOLA, ALLAN GUSTAVO; BAHIA, VALÉRIA SANTORO; CECCHINI, MÁRIO AMORE; GUIMARÃES, HENRIQUE CERQUEIRA; GAMBOGI, LEANDRO BOSON; CARAMELLI, PAULO; BALTHAZAR, MARCIO LUIZ FIGUEREDO; DAMASCENO, BENITO PEREIRA; BRUCKI, SONIA MARIA DOZZI; DE SOUZA, LEONARDO CRUZ; NITRINI, RICARDO; YASSUDA, MONICA SANCHES. Neuropsychiatric Symptoms in Behavioral Variant Frontotemporal Dementia and Alzheimer's Disease: A 12-Month Follow-Up Study. Frontiers in Neurology, v. 12, p. 728108, 2021. ✍LIMA-SILVA, THAÍS BENTO ; MIOSHI, ENEIDA ; BAHIA, VALÉRIA SANTORO ; CECCHINI, MÁRIO AMORE;CASSIMIRO, LUCIANA ; GUIMARÃES, HENRIQUE CERQUEIRA ; GAMBOGI, LEANDRO BOSON ;CARAMELLI, PAULO;BALTHAZAR, MÁRCIO; DAMASCENO, BENITO; BRUCKI, SÔNIA M. D. ; DE SOUZA, LEONARDO CRUZ ; NITRINI, RICARDO ; YASSUDA, MÔNICA SANCHES. Disease Progression in Frontotemporal Dementia and Alzheimer Disease: The Contribution of Staging Scales. JOURNAL OF GERIATRIC PSYCHIATRY AND NEUROLOGY, v. 33, p. 089198872094423, 2020. ✍DAMASCENO, ALFREDO; DIAS-CARNEIRO, RAFAEL PATERNO C.; MORAES, ADRIEL SANTOS; BOLDRINI, VINÍCIUS O.; QUINTILIANO, RAPHAEL PATRÍCIO S.; DA SILVA, VERÔNICA ALMEIDA DE PAULA GALDINO; FARIAS, ALESSANDRO S.; BRANDÃO, CARLOS OTÁVIO; DAMASCENO, BENITO PEREIRA; DOS SANTOS, LEONILDA MARIA BARBOSA; CENDES, FERNANDO. Clinical and MRI correlates of CSF neurofilament light chain levels in relapsing and progressive MS. Multiple Sclerosis and Related Disorders, v. 30, p. 149-153, 2019.
✍DAMASCENO, ALFREDO; PIMENTEL-SILVA, LUCIANA RAMALHO; DAMASCENO, BENITO PEREIRA; CENDES, FERNANDO. Cognitive trajectories in relapsing-remitting multiple sclerosis: A longitudinal 6-year study. Multiple Sclerosis Journal, v. 00(0), p.135245851987868, 2019.✍ALVIM, MARINA K. M.; MORITA, MÁRCIA E.; YASSUDA, CLARISSA L.; DAMASCENO, BENITO P.; LOPES, TÁTILA M.; COAN, ANA CAROLINA ; GHIZONI, ENRICO; TEDESCHI, HELDER; CENDES, FERNANDO. Is inpatient ictal video-electroencephalographic monitoring mandatory in mesial temporal lobe epilepsy with unilateral hippocampal sclerosis? A prospective study. EPILEPSIA, v. 59, p. 410-419, 2018. ✍DAMASCENO, ALFREDO; AMARAL, JULIANA MACHADO SANTIAGO DOS SANTOS; BARREIRA, AMILTON ANTUNES; BECKER, JEFFERSON; CALLEGARO, DAGOBERTO; CAMPANHOLO, KENIA REPISO; DAMASCENO, LUCIANA AZEVEDO; DINIZ, DENISE SISTEROLLI; FRAGOSO, YARA DADALTI; FRANCO, PAULA S.; FINKELSZTEJN, ALESSANDRO; JORGE, FREDERICO M. H.; LANA-PEIXOTO, MARCO AURÉLIO; MATTA, ANDRÉ PALMA DA CUNHA; MENDONÇA, ANDRÉIA COSTA RABELO; NOAL, JANAÍNA; PAES, RENATA ALVES; PAPAIS-ALVARENGA, REGINA MARIA; PEREIRA, ADRIANA GUTTERRES; SPEDO, CARINA, TELLAROLI; DAMASCENO, BENITO PEREIRA. Normative values of the Brief Repeatable Battery of Neuropsychological Tests in a Brazilian population sample: discrete and regression-based norms. Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Online), v. 76, p. 163-169, 2018.
Mestre (2007) e Doutor (2012) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é docente e pesquisador do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas na área de Linguística Textual. Tem experiência na área de Linguística, atuando nos seguintes campos: Linguística Textual, Análise da Conversação e Estudos de Narrativas Orais. Seus interesses de pesquisa estão relacionados à análise dos aspectos textuais, interativos e discursivos que constituem os textos escritos, a conversação e as narrativas orais.
Trabalhos publicados:
Drª. Débora Dainez
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE-UNIMEP), com apoio CNPq. Doutora em Educação na área Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP), com apoio FAPESP. Realizou pós-doutorado em Psicologia Educacional na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP), no período de 2014 a 2016, com apoio FAPESP, e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-UNICAMP), no período de 2018 a 2019, com apoio CAPES. Atualmente é Professora Adjunta do quadro efetivo da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba (UFSCar-So), junto ao Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So) na Linha "Teorias e Fundamentos da Educação Escolar e Não Escolar". Chefe do Departamento de Ciências Humanas e Educação (2024-2026). É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação - Educação Especial UFSCar-So (NEPEDE-EEs) e integrante do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL) da FE-UNICAMP. Integra o Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE (2024-2025). É editora assistente do Cadernos Cedes (CEDES) e editora de seção do Periódico Horizontes. Tem participado na realização de projetos de investigação relacionado aos seguintes temas: Educação Especial e inclusiva, trajetórias e processos de escolarização de pessoas com deficiência, políticas públicas, direitos humanos e práticas institucionais, linguagem, teorias e fundamentos da educação com ênfase na teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano.
Trabalhos publicados:
✍ SOUZA, Flávia Faissal de; DAINEZ, Débora. Condições e modos de participação de um aluno com deficiência múltipla no cotidiano escolar do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, v. 23, p. 58-72, 2016.
✍ DAINEZ, Débora; NARANJO, Gabriela. Los docentes ante las demandas de las políticas de educación inclusiva para la atención de niños con diferentes discapacidades: casos de México y Brasil | Pro-Posições (UNICAMP. Online), v. 26, p. 187-204, 2015.
✍ SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de; MAGIOLINO, Lavinia Lopes Salomão; DAINEZ, Débora . O problema da avaliação das habilidades socioemocionais como política pública: explicitando controvérsias e argumentos. Educação e Sociedade, v. 36, p. 219-242, 2015.
✍ DAINEZ, Debora; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. O conceito de compensação no diálogo de Vigotski com Adler:desenvolvimento humano, educação e deficiência. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 40, p. 1093-1108, 2014.
✍ SOUZA, Flávia Faissal de; DAINEZ, Debora ; Ana Luiza Bustamante; SCIAN, Roberta. ; HULSHOF, Cristina. Políticas e práticas de educação inclusiva: condições e contradições no cotidiano de uma escola de ensino fundamental. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, p. 01-23, 2014.
Prof. Dr. Erik Fernando Miletta Martins
Professor Adjunto - Nível 2 (Linguística) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Possui graduação (2008), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual (Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado), Neurolinguística (Monografia de Conclusão de Curso) e Linguística Cognitiva (Mestrado e Doutorado). Tem interesse sobre os seguintes temas: Sociocognição, Interação, Categorização, Referenciação, Metáfora, Frame, Argumentação, Retórica, Tópico Discursivo, Neoliberalismo, Igrejas Pentecostais. Líder do grupo ESCOT (Estudos Sociocognitivos do Texto) Atual membro do COGITES (Cognição, Interação e Significação), coordenado por Edwiges Maria Morato.
Trabalhos publicados:✍ MARTINS, E. F. M.. Da linguística cognitiva à ciência social: 30 anos após Metáforas da Vida Cotidiana, 2015. (Tradução/Artigo).
✍ MARTINS, E. F. M.. Estratégias de ação e manipulação tópica: o embate de perspectivas em uma entrevista jornalística. Scripta (PUCMG), v. 18, p. 141-162, 2014.
✍ MARTINS, E. F. M. Semântica dos Protótipos In: Celso Ferrarezi Júnior; Renato Basso. (Org.). Semântica, Semânticas: uma introdução.. 1ed.São Paulo: Contexto, 2013, v. 1, p. 105-120.
✍MARTINS, E. F. M.; MORATO, E. M.. Referenciação e orientação argumentativa na retórica neopentecostal: o percurso sociocognitivo das recategorizações metafóricas In: Mônica Magalhães Cavalcante; Silvana Maria Calixto de Lima. (Org.). Referenciação: teoria e prática. 1ed.São Paulo: Cortez, 2012, v. , p. 86-104.
Prof. Dr. José Tonezzi
Doutor em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com estágio PDEE na Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle, França, mestrado e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi organizador do Conexão XXI Festival Cênico (2010), em João Pessoa (PB), diretor do do Rota de Fuga Festival Cênico (2004), do Encontro Nacional de Teatro de Rua (1992) e do Festival Internacional de Teatro (1990-91), dentre outros, na cidade de Campinas (SP), onde também dirigiu a Companhia de Arte Intrusa (2006-2007) e o Laboratório do Ator de Campinas (1994-2007). Foi professor no curso de pós-graduação em Teatro, Dança e Música para Educadores da Universidade de Franca (UNIFRAN), SP. É autor dos livros Distúrbios de linguagem e teatro: o afásico em cena (Plexus, 2007) e A cena contaminada: um teatro das disfunções (Perspectiva, 2011), e organizador de O bufão e suas artes: artesania, disfunção e soberania (Paco, 2017). Foi colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas (2028-2022) e docente do Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes (PPGCCA). Atualmente leciona nos curso de Licenciatura e Bacharelado em Teatro e no Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) da Universidade Federal da Paraíba e, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-UNICAMP) é membro do Grupo de Pesquisa COGITES - Cognição, Interação e Significação. Ainda na UFPB é editor da Revista Moringa Artes do Espetáculo e coordena linha de pesquisa intitulada Cena e Contágio, que trata de hibridização, disfunções e multimodalidade em cena. Tem pesquisa com ênfase nos seguintes aspectos: cena e mídia, estudos do cômico e do grotesco, distúrbios do corpo, da linguagem e do comportamento como elementos de constituição da cena.
Trabalhos publicados:
✍ BULHÕES-CARVALHO, ANA MARIA DE; TONEZZI, JOSÉ. Afasia em cena: as palavras perdidas. Revista de Estudos Teatrais Pitágoras, v. 8, p. 23-35, 2018.
✍ TONEZZI, José; ROMANO, Lúcis. Vazio e Plenitude. In Moringa Artes do Espetáculo, v. 6 n. 1 (2015), pp. 91-100.
✍ TONEZZI, José. Inovação e Significação em Cena. In Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 4 n. 2 (2014), pp. 333-350.
✍ TONEZZI, José. Cena e Contágio: o caso da Companhia de Arte Intrusa. In O Percevejo Online, v. 3 n. 2 (2011), pp. 1-12.
Pós-doutora em Linguística, subárea Neurolinguística, e doutora em Linguística, subárea Neurolinguística, pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio-sanduíche na Universidade Católica Portuguesa. Possui mestrado em Letras: Estudos da Linguagem, bacharelado em Estudos Linguísticos e licenciatura em Língua Portuguesa, ambos pela Universidade Federal de Ouro Preto. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais campus Poços de Caldas, onde atua como docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ProfEPT do polo IFSULDEMINAS; Está na função de coordenadora adjunta da Universidade Aberta do Brasil do IFSULDEMINAS. É membro do Grupo de Pesquisa Cognição, Interação e Significação (CNPq/UNICAMP).
Trabalhos publicados:
✍FREITAS, Nathália Luiz de. Da Ornamentação à Conceptualização Discursiva: Como a Linguística Transformou Os Modos de Conceber e Investigar a Figuratividade. RevLet – Revista Virtual de Letras, v. 12, nº 02, 2020.
Prof. Dr. Patrik Aparecido Vezali
Professor Adjunto de Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades - FIH da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - Diamantina - MG. Foi Revisor e Membro do Corpo Editorial da Revista Ilinx - Lume/Unicamp. Pós-doutorado em Estudos Linguísticos pela FALE/UFMG (2018). Doutor em Linguística pelo IEL/UNICAMP (2011). Mestre em Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica pela Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Marília (2005). Graduado em Letras Vernáculas e Clássicas pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Atua desde de 2007 na docência no ensino superior com experiência na formação continuada de professores de Língua Portuguesa em projetos como Teia do Saber, Redefor e PIBID, com ênfase em Leitura e Produção Textual. Em geral, seus estudos versam sobre questões de Teoria Linguística e, em específico, tratam da relação entre fala e gesto, entre corpo e linguagem. Seus trabalhos têm ênfase em Aquisição da Linguagem, Neurolinguística, Análise da Conversação, Linguística de Corpus, Linguística Textual e Antropologia Linguística; pesquisa questões relacionadas à obtenção, tratamento e análise de dados linguístico-interacionais, bem como à criação e/ou utilização de tecnologias para protocolos de pesquisa linguística empírica. Atua, principalmente, nos seguintes temas: corpo, interação, aquisição, referenciação e gestos.
Trabalhos publicados:
Sou professor de Linguística da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Doutor e Mestre em Linguística pelo IEL-UNICAMP (Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas). Licenciado em Letras-Língua Portuguesa pela UFPA (Universidade Federal do Pará), campus de Santarém. Líder do grupo de pesquisa LUS (Linguagem, Uso e Sociedade). Membro do grupo de pesquisa COGITES (Cognição, Interação e Significação), liderado pela Dra. Edwiges Maria Morato (IEL-UNICAMP, http://cogites.iel.unicamp.br/). Vice-líder do Grupo de Pesquisa ESCOT (Estudos Sociocognitivos do Texto), liderado pelo Dr. Erik Martins (UFRN). Tenho trabalhado em interfaces entre a Linguística Textual, a Linguística Cognitiva e a Sociolinguística, em uma abordagem sociocognitivista-interacionista. Tenho investigado as relações entre formas e processos textuais e intertextuais, construtos sociocognitivos (principalmente frame e metáfora) e processos sociais, principalmente os ligados às relações raciais, em textos do português brasileiro. Coordeno atualmente os projetos de pesquisa: (a) Texto e argumentatividade: análise de postagens no Instagram sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco; (b) Texto e variação: indicialidade sociolinguística em tiras em quadrinhos; (c) O lugar reservado à linguagem em Pequeno Manual Antirracista de Djamila Ribeiro (2019); (d) O enunciado performativo segundo J. L. Austin e o papel da linguagem nas relações sociais. Fui coordenador do núcleo 01 de Língua Portuguesa do Programa Residência Pedagógica (CAPES) na FELCS-UFRN (2023-2024). Fui coordenador do projeto de extensão Grupo de Discussão sobre Linguagem, Raça e Cognição - Módulo 01: Práticas Antirracistas (2024; PROEX-UFRN). No doutorado, na subárea de Linguística Textual, em uma interface com a Linguística Cognitiva, pesquisei sobre a mobilização de frames de racismo em artigos de opinião sobre a hashtag #SomosTodosMacacos. No mestrado, na subárea de Sociolinguística, em uma abordagem sociocognitivo-interacionista, pesquisei sobre o papel de (re)categorizações e mobilizações de frames na indicação de perspectivas sociais em entrevistas com participantes do Centro de Convivência de Afásicos (CCA-IEL-UNICAMP).
Trabalhos publicados:
Livro organizado:
PARINTINS, Rafahel; SANTANA, E. E. ; CERQUEIRA, F.; MEDEIROS, L. V. A.; FONTANA, L. S.; (Org.) . Estudos da Linguagem: Autorias Negras. Salvador: Segundo Selo, 2024.
Capítulo de livro:PARINTINS, Rafahel. Estudos raciais da linguagem e perspectiva textual e sociocognitiva de (anti)racismo: esboço de localizações e recortes teóricos. In: Rafahel Parintins, Élide Santana, Fernanda Cerqueira, Larissa Fontana, Laís Medeiros. (Org.). Estudos da Linguagem: Autorias Negras. Salvador: Segundo Selo, 2024.
Artigos Publicados:
✍ SANTANA, E. E. (Org.) ; CERQUEIRA, F. (Org.) ; MEDEIROS, L. V. A. (Org.) ; FONTANA, L. S. (Org.) ; PARINTINS, Rafahel (Org.) . Estudos da Linguagem: Autorias Negras. 1. ed. Salvador: Segundo Selo, 2024. v. 1.
✍PARINTINS LIMA, R.; MORATO, E. M. Racismo e violência verbal: a construção textual e sociocognitiva da #SomosTodosMacacos. Revista de Estudos da Linguagem, v. 28, p. 1637-1666, 2020.
✍PARINTINS, R. Frames em interação e indicialidade social de gênero em entrevistas com Laerte Coutinho. Veredas, vol.22, n.22, p. 35-57, 2018.