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MEMBROS PESQUISADORES - DISCENTES

Mestrando em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi monitor bolsista do componente curricular Teoria da Narrativa. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC). Integrou, ainda, como bolsista, o Programa de Educação Tutorial (PET-Letras). Durante a graduação, foi ainda presidente do Centro Acadêmico de Letras da UFCG. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, bem como Redes Sociais e Ensino de Línguas. Investiga os usos dos articuladores textuais por políticos sob uma perspectiva sociocognitiva e interacionista.
Trabalhos publicados:

✍LIMA, F. P. A construção de um tópico discursivo em discursos de possepresidencial: uma análise textual comparativa. Cadernos de Pós-Graduação em Letras, v. 24, n. 1, p. 88‑106, jan./abr. 2024.

✍NEVES, Herbertt; LIMA, Fábio Alves Prado de Barros. O tempo e o espaço políticos: a integração entre argumentos marcada por advérbios dêiticos em entrevistas eleitorais. Gragoatá, Niterói, v. 28, n. 62, e58341, set.-dez. 2023.

✍Xavier, M. M. ., & Lima, F. A. P. de B. . (2021). A revolta da vacina e as valorações verticalizadas na dinâmica discursiva das redes sociais digitais Facebook e Instagram.  Letras De Hoje, 56(3), 624–638.



Possui graduação em Letras-Espanhol pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Letras Português pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e está cursando o doutorado em Linguística pela UNICAMP. Tem experiência na área de Linguística e Letras, com ênfase na área de Teoria, Análise e Práticas Linguísticas, Neurolinguística, Leitura e Produção Textual e Ensino de Língua Espanhola. Tem se dedicado às questões que envolvem linguagem, cognição e interação, aos processos de significação e às práticas linguísticas e sociocognitivas relacionadas às patologias linguístico-cognitivas.





Atriz, professora e pesquisadora teatral desde 1991, também atua como diretora, orientadora e dramaturga. É doutora em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da UNICAMP, sob orientação da Profa. Dra. Suzi Frankl Sperber. Bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP. Cursou Licenciatura em Filosofia pela UNICAMP. Mestra em Linguística pela Unicamp. Licenciada em Artes Visuais pela FAMOSP. Começou sua trajetória artística em 1991, a partir da Cia Trilhas da Arte, em Americana/SP, grupo que fundou, onde trabalhou como atriz, professora e coordenadora dos cursos de teatro. Lecionou Artes Cênicas na Sociedade Humana Despertar para egressos da Fundação Casa e para jovens do assentamento do MTST em Sumaré/SP. Lecionou, de 2002 a 2009, Artes Cênicas nas Faculdades de Americana nos cursos de graduação. Integra os grupos de pesquisa: COGITES Cognição, Interação, Significação do IEL/CNPq/UNICAMP e Os Processos Criativos na Artes Cênicas e os Saberes da Prática do IA/CNPq/UNICAMP. Jurada do Mapa Cultural Paulista: 2011, 2013, 2015. Jurada dos PROACs Território das Artes (2015, 2017) e Circulação de Espetáculo Teatral (2016), representando o Fórum de Cultura e Políticas Públicas em Cultura do Litoral, Interior e Grande São Paulo. Orientadora do Qualificação em Artes/POIESIS em 2006, 2007, 2008, 2016. Orientadora do Programa Vocacional da Sec. Mun. Ed. de São Paulo, em 2012. Dirigida, entre outros, por Rubens Brito, Antonio Abujamra, Paulo Farias, Tiche Vianna, Verônica Fabrini e Antonio Ginco. Foi administradora, de 2010 a 2012, do Estação Caneca - Espaço Cultural Trilhas da Arte em São Paulo. Lecionou, 2015 a 2020, no Curso de Formação em Arte Dramática da Escola de Artes Augusto Boal, em Hortolândia. Leciona, desde de 2018, no Curso Técnico em Teatro da UP Artes de Campinas. Dirige o espetáculo Ana Luz de Drika Vieira e Carlinhos Rodrigues da Cia da Casa Amarela, de Catanduva. Atua em Mármores, com texto e direção de Paloma Dourado, com o Grupo de Teatro Estrada, de Indaiatuba. Codirige a montagem juvenil de A Revolução dos Bichos de G. Orwell. Pela Cia Trilhas da Arte Pesquisas Cênicas dirige o infanto-juvenil com temática indígena, O Pequeno Senhor do Tempo, com elenco indígeno-descendente e atua em Janelas para Uma Mulher, com roteiro deu e direção de Letícia Olivares. A Cia Trilhas da Arte foi contemplada com o PROAC Edital 06/2020 e com o PROAC 02/2020, ambos de difusão de licenciamento das obras O Pequeno Senhor do Tempo e Janelas para Uma Mulher. Ambos os espetáculos também receberam os prêmios dos PROAC LAB 38 e 36, de circulação de espetáculo. Em 2021 participa do Simpósio internacional Artes da Cena e Infâncias: Crianças como Performers do Laboratório de Atuação e Saberes da Prática do PPGAC/IA/UNICAMP, como membra da Comissão Acadêmica e articulista da Palestra de Laurem DiGiulio: The Sundance Kid is Beautiful: o universo criativo de Christopher Knowles. Apresenta no VI Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra promovido pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Promoção de Direitos Humanos de Portugal. Artigo publicado nos Anais: As Afasias e os Afásicos na Criação Artística: Da Cena do Centro de Convivência de Afásicos (CCA/IEL/UNICAMP) à Cena Performativa Contemporânea. Em 2018, participa do 3.o Circuito Internacional de Teatro de Angola apresentando Mármores e Momentos Estéreis. Coordena a Mesa Redonda A Produção de Teatro de Grupo no Brasil e Estado de São Paulo, na programação CIT. Apresenta na Semana do Brasil do Consulado Brasileiro. Ministra o Curso de Interpretação para atores de Angola pelo Centro Cultural Brasil-Angola. Em 2022 contemplada no Edital da Creative/MIT-SP da SECEC/SP para participar da Delegação Brasileira no FRINGE Festival Internacional de Performing Arts de Edimburgo, na Escócia, estando em de reuniões, palestras, workshops e encontros formativos com nomes da indústria cultural europeia e do mundo.

Trabalhos publicados:
✍ CALLIGARIS, J. P. “Porque a Criança Cozinha na Polenta”: Aglaja Veteranyi na adaptação da Cia. Teatral Mungunzá. Revista Urdimento (UDESC), v. 3, n. 42, 2021.
✍ CALLIGARIS, J. P. As Afasias na Criação e Formação Artística Contemporâneas: Apresentação da Performance “O Encenador”. Anais dos Seminários de Pesquisa do PPG Artes da Cena. Unicamp, 2020.
✍ PINHEIRO, L.; CALLIGARIS, J. P. Da Cena Performativa Contemporânea: acesso às práticas artísticas com corpos singulares (pessoas com deficiência e afásicos).  Anais dos Seminários de Pesquisa do PPG Artes da Cena. Unicamp, 2019.


Leonardo Silva possui graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual de Campinas (concluído em 2020). Ao final da graduação em Letras, defendeu trabalho monográfico, situado no campo da Linguística Aplicada, sob orientação da Prof. Dr. Jacqueline Peixoto Barbosa, intitulado "A canção na sala de aula: os elementos da linguagem sonora e verbal na construção dos sentidos". Iniciou, no primeiro semestre de 2024, o curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Linguística, pela Universidade Estadual de Campinas, sob a orientação da Prof. Dra. Edwiges Maria Morato. Atuou como professor de Língua Portuguesa para Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio na rede estadual (SP). Além disso, possui formação complementar no âmbito do trabalho em arquivos, acervos e bibliotecas - tendo realizado cursos (com obtenção de certificados) e prestado serviços de descrição, organização e conservação de acervo documental.


Professora de Língua Portuguesa e Literatura do IFRN Campus Parnamirim, é mestra em Linguística no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2021, com apoio da CAPES e, posteriormente, CNPq. Possui interesse na área de Funcionamento do Texto e Discurso, mais especificamente na Linguística Textual, seguindo a abordagem Sociocognitiva do texto. Atualmente desenvolve pesquisa de mestrado em torno dos temas: frames sociocognitivos, modelamento discursivo, Bolsonarismo e pandemia de Covid-19; atua como membra do grupo Estudos Sociocognitivos do Texto (ESCOT/UFRN) e do grupo Cognição, Interação e Significação (COGITES/UNICAMP); e também integra a Comissão de Revisão de Texto da Editora do IFPB, revisando os artigos acadêmicos submetidos à Revista Principia. É graduada, desde 2020, em Letras Língua Portuguesa (licenciatura) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao longo da graduação, participou como voluntária e, posteriormente, bolsista remunerada PIBIC (CNPq) em projetos de Iniciação Científica vinculados à Linguística Textual (2018-2020). Nesses projetos, trabalhou com temas como Metáfora, Gestualidade, Frames, Interação e Contexto, como forma de investigar as estratégias argumentativas e persuasivas utilizadas na retórica das Igrejas Neopentecostais brasileiras, tudo isso sob a ótica de uma abordagem Sociocognitiva do texto. Também atuou como estagiária do Instituto Ágora (UFRN) (2019-2020), onde ministrou aulas de Português para Estrangeiros para estudantes de diversas nacionalidades e diferentes níveis de proficiência. Já no Mestrado, durante o segundo semestre de 2021, também atuou como voluntária, através do Programa de Estágio Docente (PED), auxiliando na condução da disciplina de Laboratório de Produção Textual II, cadeira obrigatória para a Licenciatura em Letras Língua Portuguesa da UNICAMP.

Trabalhos publicados:
✍MARTINS, E. F. M. ; SOUZA, M. C. Metáforas multimodais na retórica neopentecostal. Revista Entrepalavras. v. 12, p. 266-286, 2023.
✍MARTINS, E. F. M.; DE SOUZA, M. C. Referenciação, metáfora e contexto: uma abordagem interdisciplinar. Revista da ANPOLL, v. 54, p. e1890, 2023.
✍MARTINS, E. F. M.; DE SOUZA, M. C. Metáfora, contexto e incorporação na retórica neopentecostal. Revista da Anpoll, Florianópolis, v.1, n. 51, p. 21-31, 2020. 
✍ DE SOUZA, Marcela; ANDRADE, Ana Flávia Santiago. Afinal, o que é "esquerda"?: um estudo sociocognitivo acerca da referenciação da categoria "esquerda" em tweets de sujeitos de posicionamento político de extrema-direita. In: SEMINÁRIOS DE ESTUDOS DO TEXTO E DO DISCURSO (SETED): leitura e escrita em qualquer língua, suporte ou perspectiva. 4., 2020. Anais. p. 594-607. Natal: UFRN, 2021.


Rafaely C. Cruz 
Graduada em Letras Português/ Inglês e suas Literaturas, premiada com Mérito Acadêmico pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Durante a graduação trabalhou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Mestra em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, com apoio financeiro da CAPES. Também foi bolsista do Programa Capacitação - Treinamento Técnico da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), trabalhando com sistema educacional online para o ensino híbrido. Atualmente é doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Linguística da UNICAMP. Tem interesse em pesquisas na área de Linguística Textual e práticas linguísticas que envolvem a relação entre cognição, linguagem e interação.


Trabalhos publicados:
✍ Carolina da Cruz, Rafaely. A CONCEPTUALIZAÇÃO DE FAKE NEWS COMO EVIDÊNCIA DA COGNIÇÃO SOCIAL. Revista Saridh - Linguagem e Discurso, v. 5, p. 68-89, 2024.
✍ CRUZ, R. C. O gênero na aquisição de linguagem: evidência do critério semântico em nomes de animaisAnais do SETA (UNICAMP), v. 8, p. 299-310, 2018.


Graduando em Linguística pela UNICAMP (2022). Atualmente, pesquisa a constituição da conceptualização da velhice e do envelhecimento, através da análise de frames ativados e mobilizados por idosos em entrevistas semidirigidas. Tem interesse nas áreas de Neurolinguística, Linguística Textual, Linguística Cognitiva e Sociolinguística.