postheadericon COGITES

GRUPO DE PESQUISA:
INTERAÇÃO, COGNIÇÃO E SIGNIFICAÇÃO

Coordenação: Profª. Dra Edwiges Maria Morato (IEL/UNICAMP)


DESCRIÇÃO:

O Grupo de Pesquisa COGITES - Cognição, Interação e Significação - tem reunido pesquisadores de Iniciação Científica e pós-doutorado de diferentes formações (tais como Linguística, Filosofia, Medicina, Fonoaudiologia, Artes Cênicas, Pedagogia) da Unicamp e de outras instituições e está consagrado ao estudo das relações entre linguagem e cognição por meio da análise de práticas linguístico-interacionais, em especial as que envolvem indivíduos com afasia e com Doença de Alzheimer. 
Do ponto de vista institucional, o COGITES é um dos grupos de pesquisa que integram o Laboratório de Fonética e Psicolinguística/ LAFAPE, um dos centros internos de pesquisa do Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas/Unicamp. 
A premissa do grupo é que as práticas linguísticas e interacionais podem ser vistas como um lócus de grande importância e potencial exploratório para o estudo da relação mutuamente constitutiva entre linguagem e cognição.
O COGITES desenvolve pesquisas coletivas, coordena um dos grupos do Centro de Convivência de Afásicos, promove e organiza eventos científicos, tendo já realizado quatro edições do Colóquio "Linguagem e Cognição em interação" e duas edições da Conferência "Linguística e Cognição". Também tem se dedicado a construções de corpora autênticos de práticas linguísticas variadas. 

A AGENDA CIENTÍFICA E INTERESSES TEÓRICOS DO GRUPO DE PESQUISA COGITES:  

De uma maneira geral e esquemática, podemos elencar os temas principais com os quais temos nos envolvido: (i) estudo de aspectos neurolinguísticos, textuais e sociocognitivos envolvidos em contextos patológicos e não patológicos, por meio da análise de operações de ordem meta e processos referenciais, figurativos, multimodais e conversacionais, etc.; (ii) estudo de enquadres cognitivos como frames, modelos de contexto, normas pragmáticas, etc.; (iii) estudo de processos linguístico-interacionais observados nas atividades realizadas no Centro de Convivência de Afásicos (CCA), sediado no Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); (iv) aperfeiçoamento de questões metodológicas vinculadas ao nosso acervo ora em organização (COGITESACERVUS), relativo a dados linguístico-interacionais de indivíduos com afasia e com diagnóstico de Doença de Alzheimer e a um conjunto diversificado de práticas discursivas em contextos não patológicos.

ACERVOS:

O Grupo dedica-se, ainda, à constituição, organização e compilação de dados linguístico-interacionais autênticos, configurando três acervos de tamanhos diferentes (COGITESACERVUS): AFASIACERVUS, ALZHEIMERACERVUS e PLNP – Práticas linguísticas não patológicas.
Compilados eletronicamente, os acervos do COGITES são constituídos tanto de entrevistas semidirigidas e protocolos de estudos finalisticamente orientados, quanto dos encontros regulares do Centro de Convivência de Afásicos (CCA). Também fazem parte dos acervos do COGITES dados orais e escritos relativos a discursos político, religioso e midiático. 

PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS GERAIS:

O COGITES tem trabalhado em um domínio interdisciplinar que relaciona a Neurolinguística com as "linguísticas cognitivas" (isto é, com aquelas áreas da Linguística que se interessam mais explicitamente pela problemática cognitiva) e também com as Neurociências e as Ciências Sociais. A interface ou interlocução principal do grupo é estabelecida com a Neurolinguística, a Linguística Cognitiva e a Linguística Textual. 
        A fundamentação teórica na qual se ancoram os estudos do COGITES pauta-se sobre uma perspectiva sociocognitiva interacionista de filiação vygotskiana (Vygotsky, 1930,1934), alinhada com contribuições de Michel Tomasello (Tomasello, 1999, 2009, 2014, 2016). Uma das teses centrais dessa perspectiva é a de que a organização e a estruturação da cognição humana são constituídas por nossas múltiplas experiências psicossociais, culturais, corporais, cognitivas, linguísticas, afetivas. 

LINHAS DE PESQUISA DO COGITES 
(Programa de Pós-graduação - Linguística – IEL – Unicamp)
1. Estudos das relações entre cérebro, mente e linguagem
2. Estudos das relações entre língua, texto, discurso e conhecimento
3. Estudos das relações entre língua, cultura, história e sociedade.

Entrevista (podcast da ABRALIN – Associação Brasileira de Linguística) com Edwiges Morato (IEL UNICAMP) sobre a área de estudos Linguística & Cognição: https://player.fm/series/entrevistas-da-abralin