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A CONSTITUIÇÃO DE UM ACERVO DE DADOS LINGUISTICO-INTERACIONAIS DE AFASIA: APHASIACERVUS

Após a constituição do Grupo de Pesquisa COGITES em 2002, o objetivo da equipe passou a ser o incremento do conhecimento sistemático do problema da transcrição e da “representação” dos dados de afasia coletados e estudados.

Definição: registro audiovisual dos encontros semanais do CCA (consentido oralmente e por escrito pelos participantes afásicos), com vistas à compreensão e acompanhamento das atividades ali desenvolvidas (evocação e elaboração de práticas sociais relevantes para o grupo, potencialmente inclusivas e significativas; orientação de ações terapêuticas; observação longitudinal dos sintomas neurolinguísticos, afásicos, (hemi)plégicos, apráxicos, agnósicos); processos linguísticos e cognitivos emergentes no decurso de situações interacionais as mais variadas).

Propósitos do Aphasicervus
  • produção de um acervo escrito dos eventos comunicativos registrados no CCA;
  • análise das particularidades da linguagem na afasia;
  • registro das atividades desenvolvidas no CCA e do acompanhamento longitudinal do quadro neurolinguístico dos participantes afásicos;
  • subsídios à investigação de processos linguísticos, neurolinguísticos, neuropsicológicos, sociocognitivos em seus diferentes aspectos, em seus diferentes níveis e com diferentes propósitos;
  • aprimoramento de transcrição multimodal que possa subsidiar a análise de diversos fenômenos envolvidos nas interações entre afásicos e não-afásicos.

Para darmos uma ideia da complexidade do acervo de dados relativo ao Centro de Convivência de Afásicos (CCA), denominado AphasiAcervus, observamos que ele se constitui de:

• diversas interações entre duas ou mais pessoas: entre afásico e não-afásico; afásico e afásico; não-afásico e não-afásico;
• particularidades verbais e não verbais das conversações face-a-face;
• particularidades da linguagem afásica, oral ou escrita: parafasias, automatismos, agramatismos, alterações articulatórias, apraxias, perseverações, etc.
• particularidades da dimensão multimodal da linguagem e da interação.

Observações gerais sobre o AphasiAcervus - um acervo multimodal

Os dados que compõem o AphasiAcervus dizem respeito especialmente ao acervo multimodal de dados já digitalizado e parcialmente transcritos de registros audiovisuais de encontros semanais do Centro de Convivência de Afásicos (CCA) ocorridos desde 2003.

Em termos formais, na constituição de nosso acervo de práticas conversacionais utilizamos determinados sistemas computacionais que permitem a vinculação de dados de oralidade e imagem.

A gravação das situações interativas do CCA em vídeo tem permitido uma descrição multimodal de recursos utilizados pelos interlocutores afásicos e não afásicos em práticas interacionais e discursivas, bem como tem permitido dar visibilidade à variedade de processos de significação verbais e não verbais em jogo.

A análise de recursos expressivos de indivíduos afásicos, bem como de pessoas com Doença de Alzheimer, torna-se mais consistente a partir de um sistema de transcrição multimodal da conversação, capaz de possibilitar uma compreensão mais apurada do papel de processos semióticos co-ocorrentes (tais como linguagem, gestos, expressões fisionômicas, postura corporal, etc.) nas práticas discursivas.

O AphasiAcervus é composto de:

• acondicionamento de dados físicos e digitais dos encontros semanais do CCA, registrados em formato audiovisual;
• digitalização do registro audiovisual dos encontros semanais do CCA;
• sistemas heterogêneos de transcrição do material registrado em vídeo;
• registros de ações tomado in situ, realizados por pesquisador presente aos encontros do CCA;
• descrição do perfil linguístico/neurolinguístico dos participantes do CCA;
• em construção: ações documentais.

Recursos humanos e técnicos envolvidos na constituição do acervo

• Para registro das atividades do CCA : 2 pesquisadores para a filmagem das atividades, 1 pesquisador-digitador das atividades in situ, 2 pesquisadores envolvidos diretamente com as atividades interacionais em curso;
• Para captura, edição e digitalização dos encontros do CCA: bolsistas SAE/UNICAMP, bolsistas técnicos de projetos coletivos e membros do COGITES;
• Para transcrição de dados: bolsistas SAE/UNICAMP, bolsistas técnicos de projetos coletivos e membros do COGITES;

A constituição do acervo tem sido possível com o apoio de 03 projetos financiados pela FAPESP e 03 pelo CNPq. Para o tratamento de dados e acondicionamento do acervo temos contado também com o apoio de bolsistas SAE (bolsa-trabalho fornecida pela Unicamp a discentes da Universidade).